top of page

Gaslighting

  • Foto do escritor: asmpsicologia
    asmpsicologia
  • 20 de jul. de 2021
  • 1 min de leitura

Gaslighting é um tipo de abuso psicológico em que há uma manipulação emocional. Aquele que manipula tenta convencer a vítima de que está confusa quanto as suas lembranças, ou que está interpretando de forma equivocada o seu comportamento, fazendo com que a vítima duvide de si mesma, consequentemente deixando-a vulnerável e confusa.

Porém, é importante compreendermos que Gaslighters podem ser tanto homens como mulheres, e este tipo de manipulação acontece nos mais variados relacionamentos, sendo cônjuges, chefes, pais, irmãos (ãs), amigos (as) entre outras.

O que estes relacionamentos têm em comum é a capacidade daquele que pratica o Gaslighting de fazer com que a vítima questione as suas próprias percepções de realidade, utilizando aquelas famosas frases como “Você é louca”, “Está exagerando”, “Você está imaginando coisas”, enfim, existem diversas formas de desacreditar a vítima, e o gaslighter as conhece muito bem.

Mas, que fique bem claro que o gaslighting é tão danoso quanto a violência física, podendo ocorrer da maneira mais sutil e ardilosa, a vítima muitas vezes não percebe o que está acontecendo, pois a crítica em algumas situações vem acompanhada do “é para o seu próprio bem” ou “estou fazendo isto por nós”, e sim, é difícil ver e sair de um relacionamento desta forma, já que o abusador usa de todas as formas contornar a situação e transformar a vítima em vilã.

Por isto, não julgue quem está em um relacionamento abusivo, pois você não sabe como esta pessoa chegou a tal situação, ao invés disto, acolha e ofereça ajuda.


Psicóloga Angélica Monteiro

CRP 08/29427

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page