top of page

Pare de se Cobrar

  • Foto do escritor: asmpsicologia
    asmpsicologia
  • 13 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Quantas vezes você deixou de satisfazer suas necessidades básicas, ou seja, se alimentar e dormir para cumprir com suas atividades seja no âmbito profissional ou escolar?

Vivemos em uma época que a cobrança faz parte de nosso ser, a sociedade nos cobra e fazemos o mesmo, nos cobramos e exigimos em dobro. Nos despreocupamos de sentir, estamos tão habituados que nem percebemos os dias passarem e se percebemos sentimos não está sendo o suficiente, que está rápido demais e que precisamos nos reorganizar para termos tempo de realizar todas as tarefas, metas e exigências que nos propomos a fazer, e se for preciso deixamos de nos alimentar no horário certo, dormir, ou satisfazer nossas necessidades básicas. Afinal, quem nunca fez isto?

Mas sempre damos um jeitinho, temos pressa e nos reorganizamos, acrescentamos mais tarefas e afazeres em nosso cotidiano e uma pitada da famosa necessidade de produtividade, a propósito se não formos 100% produtivos, seremos considerados procrastinadores ou preguiçosos. Sabe aquela famosa pergunta - O que você faz da 24:00 às 06:00hs da manhã?

E assim ocupamos todo nosso tempo, aliás fica difícil aceitar que somos humanos e que merecemos descanso, e com isso nossa tão preciosa saúde mental se esvai.

A verdade é que com tanta coisa a se fazer fica difícil pensar ou fazer qualquer outra coisa, mas a vida está passando, e não é rápido demais apenas talvez não estejamos dando a devida atenção que merece, quantos sentimentos e sonhos você engavetou para ser quem é hoje? Quantas vezes abriu mão daquela tão sonhada viagem por que precisava trabalhar e cumprir a meta? Quantas vezes deixou de visitar alguém querido por que precisava estudar ou trabalhar?

Te convido a fazer uma reflexão, pense em tudo que abriu mão para ser alguém produtivo, para dar o máximo em seu trabalho ou faculdade? Veja bem, não é errado se dedicar, mas equilíbrio não faz mal a ninguém, você não precisa se cobrar o tempo todo, não precisa ser uma pessoa sempre ativa e produtiva. Aliás consegue parar por um momento e fazer algo que lhe dê prazer, ou não fazer absolutamente nada?

Então, pare de se cobrar, entenda você não é um robô para viver produzindo, se dê um tempo, permita-se a não fazer nada e perceba o que realmente precisa de atenção, tire da gaveta seus sonhos e sentimentos aproveite este momento, reconecte-se consigo, invista em você, se conheça e dê a devida atenção que você merece e principalmente seja feliz, e lembre-se isso também faz parte do cuidado com a Saúde Mental.

Pense nisso!

Psicóloga Angélica Monteiro

CRP 08/29427

 
 
 

Comentários


bottom of page