top of page

Psicofobia um preconceito que deve ser combatido

  • Foto do escritor: asmpsicologia
    asmpsicologia
  • 12 de abr. de 2021
  • 1 min de leitura

Todos os dias milhares de pessoas são diagnosticadas com algum tipo de transtorno/distúrbio mental, os diagnósticos são variados, entre eles estão: a Depressão, os Transtornos de Humor, o Transtorno de Déficit de Atenção, os Transtornos de Personalidade, e Transtornos de Ansiedade, entre outros que podem afetar desde adultos, crianças, jovens e idosos.

No mundo são cerca de 700 milhões de pessoas que fazem parte deste quadro. Sendo que, no Brasil são aproximadamente 50 milhões de pessoas. Segundo a OMS 20% dos adolescentes padecem com Depressão. A doença é uma das principais causas de suicídio (dados mundiais) e em 12 anos houve um aumento de mais de 30% das mortes por suicídio em jovens.

Contudo, existe um fator que afeta e limita as pessoas a procurarem ajuda e consequentemente obterem o tratamento para estes transtornos, e já foi abordado isto em campanhas anteriores, que é o estigma, e podemos chama-lo de Psicofobia, ou seja, são as falsas crenças associadas com pré-julgamentos que resultam em preconceitos e atormentam todos aqueles que sofrem com algum transtorno mental.

Psicofobia existe e é um preconceito que causa dor e sofrimento, e que precisa ser combatido.

Você não está sozinho.

Diga não à Psicofobia.

Psicóloga Angélica Monteiro

CRP 08/29427



ree



 
 
 

Comentários


bottom of page