Saúde e Qualidade de Vida
- asmpsicologia
- 8 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
A OMS define Qualidade de Vida como “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Incluindo o bem estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, bem como os relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outros fatores que influenciam a vida das pessoas.
Como podem vem, o termo Qualidade de Vida é amplo e está relacionado ao equilíbrio entre o mundo interno com o externo, isto inclui a percepção pessoal que cada um tem de si, o ambiente em que vive, os valores, a cultura, os padrões, entre outros aspectos.
E como melhorar a Qualidade de Vida?
Apesar de parecer óbvio, a resposta a esta pergunta é simples e prática: Hábitos Saudáveis, como:
1. Durma bem: simples, mas para algumas pessoas pode ser difícil desligar, ou não pensar, porém, o sono é extremamente necessário para o organismo se recuperar, regenerar e recarregar a energia gasta durante o dia.
2. Tenha uma alimentação saudável, já ouviu aquela frase “Nós somos o que comemos”? Pois é, uma alimentação rica em vitaminas é essencial para prevenir o adoecimento e potencializar a qualidade de vida.
3. Movimente-se, isso mesmo, o sedentarismo contribui para uma série de patologias, interferindo diretamente no bem estar. Além disto, a prática de atividade física contribui com a qualidade de vida e na regulação do sono, por isso encontre algo que goste de fazer e pratique.
4. Cuide da mente, isso tão necessário quanto cuidar do corpo, então pratique o hábito de ler, além de você aprender novos conteúdos, também estará mantendo a sua mente ativa e melhorando o funcionamento cerebral, existem estudos que dizem que o hábito de ler pode ajudar a “atrasar” sintomas de doenças como demências e até Alzheimer, em todo caso, ler só traz benefícios. Além disto, temos também meditação e tantas outras práticas, o que importa é cuidar da mente de forma saudável.
5. Mantenha a vida social ativa e de relacionamentos saudável, sei que neste momento de pandemia não está fácil fazer isto, mas temos a internet que facilita e muito este “contato” mesmo via vídeo.
6. Tenha tempo para o lazer e principalmente para fazer coisas que lhe dê prazer, faça aquilo que faz sentido pra você.
Estas são pequenas coisas que podemos fazer para melhorar nossa saúde, afinal na correria do dia acabamos esquecendo, deixando para depois, até cair no esquecimento e ai só vamos nos dar conta quando começa a nos incomodar ou quando adoecemos.
Lembre-se todo cuidado conta.
Pense nisso!
Psicóloga Angélica Monteiro
CRP 08/29427
Comentários