Pense Rosa
- asmpsicologia
- 5 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Neste mês iniciamos Outubro Rosa, esta campanha tem como objetivo conscientizar o público feminino da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo este o tipo mais comum que acomete as mulheres no mundo.
Segundo dados do INCA* a estimativa é de 66.280 novos casos para 2020. Existem diversos tipos de câncer de mama e a doença pode evoluir em diferentes formas, sendo que em algumas pessoas o desenvolvimento pode ser rápido e em outras lento, isso irá depender da característica de cada tumor, contudo, este tipo de câncer pode também acometer homens representando 1% dos casos.
O câncer de mama não tem apenas uma causa, a idade é um dos fatores mais importantes de risco, é raro ocorrer antes dos 35 anos, mas pode acontecer, acima desta idade a sua probabilidade aumenta progressivamente, principalmente após os 50 anos.
Existem outros fatores que podem contribuir com o aumento ao risco da doença, que são:
- Fatores ambientais e comportamentais: obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a Raios-X;
- Fatores da história reprodutiva e hormonal: primeira menstruação antes de 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, menopausa após os 55 anos, uso de contraceptivos hormonais, etc.
- Fatores genéticos e hereditários: história familiar de câncer de ovário, casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos, alteração genética, etc.
Como podem ver, não é apenas um fator mas sim um conjunto de fatores que merecem atenção, cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física, se alimentar de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de álcool, evitar o uso de hormônios sintéticos e amamentar.
Além disto, é preciso estar atenta aos sinais, aqui entra a importância de realizar o autoexame, pois o câncer de mama pode ser identificado nas fases iniciais, os sintomas que podem aparecer são:
- A principal manifestação da doença é a presença de nódulo (caroço) fixo, este geralmente é indolor e se apresenta cerca de 90% dos casos, quando é percebido pela própria mulher no autoexame;
- Pele de mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no mamilo (bico do peito);
- Pequenos nódulos nas axilas ou pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Todos estes sinais e sintomas devem ser investigados por médicos para que sejam diagnosticados corretamente e direcionado aos devidos tratamentos.
A Campanha Outubro Rosa vem para conscientizar, mas somente você mulher pode realmente fazer algo, é de extrema importância que todas as mulheres observem as suas mamas, se toquem seja no banho, ou enquanto trocam de roupa, independente da situação façam o autoexame, não se preocupe com técnicas, apenas sintam e se perceberem algo diferente, um certo incômodo procurem os serviços de saúde para uma avaliação diagnóstica e lembre-se também de realizar periodicamente os exames preventivos.
Pequenos hábitos podem mudar as nossas vidas, afinal esta luta é de todas nós.
Um grande abraço e muita luz a todas as mulheres guerreiras que estão lutando contra esta doença.
Psicóloga Angélica Monteiro
CRP 08/29427

Comentários