Pratique a Autoaceitação
- asmpsicologia
- 14 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

Faça um favor a si mesma e deixe de lado aquele ideal que tanto busca alcançar, não se enquadre em um padrão e muito menos mude seu jeito de ser porque alguém em algum momento lhe disse que não gostava.
Lembre-se que cada pessoa é um ser único, com subjetividade, então não há nenhum motivo para ser quem você não é, pratique o amor por si, você quer alcançar a felicidade? Então comece se aceitando, quando você aprender a ser feliz com quem é e a forma que é, o que vier será apenas um complemento para sua vida.
Praticar a autoaceitação é honrar a si mesma, é aceitar todas as suas “imperfeições”, aceitar a sua história, aceitar a sua identidade, aceitar o ser que habita em você.
Autoaceitação não é só olhar no espelho quando está bem arrumada e se achar linda, aliás fica fácil se aceitar quando está parecendo uma princesa, mas este é um processo intrínseco, que vem lá do fundo, autoaceitação é amor, é entender que nem todos os dias são luz e alegria, porém é saber quem você é e a força que possui para lutar.
E o mais importante, autoaceitação não está atrelada ao conformismo, são coisas diferentes, pois na autoaceitação você pode e tem recursos para mudar, mas apenas se quiser, já no conformismo aceita tudo, até aquilo que sabe que não merece, sendo mais difícil de mudar.
Minha indicação é que todos os dias você tome uma xícara de autoaceitação, olhe para si com carinho, sem cobranças, julgamentos e culpa, faça uma lista de suas qualidades e se houver algo para mudar, tudo bem, mas que não seja para se enquadrar no mundo de outra pessoa e muito menos para se comparar, aliás comparação aqui está fora de cogitação, a menos que seja para se comparar com sua própria versão do passado.
Enfim, o que tiver que fazer que seja para e por você, busque seus recursos internos, ressignifique o que for necessário, vá a luta com o que você tem e se orgulhe de quem é, lembre-se que na autoaceitação você não precisa batalhar para que os outros lhe aceitem, pois a sua aprovação basta, isso também é ser autossuficiente, então seja você mesma e se ame.
Pense nisso!
Psicóloga Angélica Monteiro
CRP 08/29427
Comentários