Precisamos falar de Saúde Mental
- asmpsicologia
- 24 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Saúde Mental também está relacionada a nossa capacidade de decidir o caminho mais adequado para nossas vidas, considerando a nossa capacidade de reação frente aos acontecimentos, sejam eles bons ou ruins.
Dispor de uma saúde mental boa ou favorável é poder experienciar as emoções que nos tocam e sobretudo conseguir elaborá-las e relacioná-las ao conjunto de vivências que adquirimos ao longo do tempo, transformando e sendo mudados por estes eventos.
Mesmo assim ainda existe muita desinformação ou discriminação ao se falar sobre saúde mental, o sofrimento psíquico muitas vezes é visto como uma fraqueza, há quem diga que isto ocorre porque a pessoa não tem fé o suficiente ou que o “psicológico é fraco”, mas tudo isto está atrelado a falta de conhecimento, pois todos nós podemos um dia adoecer psicologicamente, independente de fé, ou qualquer crença do tipo.
Afinal, são vários fatores que podem interferir, visto que nem todos irão sentir um acontecimento em comum da mesma forma, isso irá depender das experiências de vida, como cada um vê, entende, assimila e elabora o evento, o momento atual, entre outros, aliás toda pessoa tem força e habilidade para enfrentar os percalços da vida. Há situações que geram estresse e angústia, mas se forem expressas sejam com palavras escritas ou até faladas, ocasionam uma sensação de alívio.
A diferença está na forma como utilizamos nossos recursos para enfrentar um acontecimento que despende de energia, em alguns casos este poderá ocasionar sofrimento e em outros não, mas isto não quer dizer que o outro é “forte” o bastante, apenas que conseguem se recuperar de uma experiência traumática sem apresentar sintomas psicopatológicos.
Por isso é tão importante cuidar de sua saúde mental, caso perceba que não está conseguindo lidar bem com alguma situação, até mesmo o contexto atual que estamos vivendo, e havendo a presença de sintomas ou sofrimento, procure ajuda, e o mais importante evite se automedicar e de utilizar estratégias de enfrentamento como tabaco, álcool ou outros meios que possam piorar o seu bem-estar físico e mental, além disso, existem diversas formas saudáveis e estratégias para enfrentar e elaborar de forma adequada.
Pense nisso.
Psicóloga Angélica Monteiro
CRP 08/29427

Comentários