Psicologia mais que uma profissão
- asmpsicologia
- 27 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

Hoje comemoramos o dia do(a) profissional de Psicologia, uma data que vai além da celebração de uma profissão, afinal é preciso muito mais que conhecimento para exercê-la.
Ser Psicólogo (a) é necessário ter mais que teoria, mas sim amor e empatia pelo próximo.
É preciso ser capaz de se colocar no lugar do outro e sentir, também cabe a nós diferenciar nossa história de vida e a forma como a vemos, para então ver através das lentes daquele que está a nossa frente.
Ser Psicólogo é ter uma escuta ativa e ouvir de fato o que aquela pessoa tem a nos dizer.
Ser Psicólogo (a) é ir além das palavras, pois sabemos quanto o silêncio fala, é também estar atento as expressões e aos comportamentos, mas principalmente ao que não é dito.
Ser Psicólogo (a) é ir além do que se vê, é entrar em contato, estar atento e disponível a receber aquilo que a outra pessoa está compartilhando conosco.
Ser Psicólogo (a) é estar por inteiro, é cuidar e acolher.
Ser Psicólogo (a) é o não julgar ou criticar, afinal não somos juízes, mas sim seres humanos sujeitos a acertos e erros.
Afinal, nãos somos super-heróis ou heroínas, somos pessoas que fizemos a escolha de cuidar de outras pessoas, somos humanos, temos problemas, choramos e sentimos dor, não estamos livres de traumas, aliás sentimos tudo e não somos imunes a nada.
Ser Psicólogo (a) é saber que temos uma imensa responsabilidade, pois não se trata de nós, mas sim daquele que nos procura, pois estamos cuidando de uma vida e ela vale muito.
Jung um dia disse “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana”, para mim esta frase é como um mantra que utilizo todos os dias.
É um privilégio, pois cuidamos daquilo que é mais precioso no ser humano, por essa tantas outras razões tenho orgulho do que faço, ser Psicóloga é mais que exercer uma profissão.
Feliz dia das (os) Psicólogas (os).
Comentários