Vamos falar sobre Ansiedade?
- asmpsicologia
- 7 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Nos dias atuais é normal sentir-se ansioso diante de acontecimentos importantes. A ansiedade e o medo, mesmo não sendo agradáveis são necessários, funcionam como um gatilho que podem ajudar a nos proteger de situações de risco ou até mesmo preparar para agir em determinadas ocasiões.
O medo atua como uma reação emocional mediante a uma ameaça, já a ansiedade é o sentimento que antecipa esta ameaça. Quando passamos a sentir medo de forma excessiva, ou uma preocupação/angústia com o que ainda não aconteceu e isto começa a causar desconforto é o momento de dar uma atenção especial à ansiedade, pois se não cuidada de forma adequada, os sintomas podem aumentar e causar prejuízos e limitações, impossibilitando a pessoa de realizar as atividades cotidianas, esquivando-se de comparecer a reuniões de trabalho, eventos, provas, entrevistas, entre outras situações corriqueiras.
A ansiedade causa tanto sintomas emocionais como físicos, sendo alguns deles: preocupação excessiva, pensamentos acelerados, irritabilidade, dificuldade para relaxar e se concentrar, suor excessivo, tonturas e dificuldades para respirar, aceleração de batimentos cardíacos, tremores, entre outros.
Por isso, ao perceber os sintomas procure ajuda profissional, pois não há saúde sem saúde mental.

Comentários